As escolas municipais de Jundiaí, São Paulo, arrecadaram 4.942 litros de óleo de cozinha usado no primeiro semestre de 2023, por meio do projeto 'Óleo do Bem', promovido pela TV TEM. A iniciativa envolveu mais de 100 instituições de ensino, que realizaram ações educativas para conscientizar alunos, famílias e funcionários sobre a importância do descarte correto desse resíduo.
O projeto visa transformar a relação da população com o óleo usado, contribuindo para a preservação ambiental. A reciclagem do volume arrecadado evitou a contaminação de até 123,5 milhões de litros de água, o que equivale a 49 piscinas olímpicas, além de prevenir a emissão de 26 toneladas de CO2 na atmosfera. Para incentivar a participação, a cada litro de óleo entregue, os participantes receberam uma barra de sabão ecológico.
Entre as escolas que se destacaram na arrecadação estão a EMEB Rute Miranda Duarte Sirilo e a EMEB Odila Richter, que receberão uma visita ao Mundo das Crianças e materiais educativos. Outras unidades, como a EMEB Aparecida Bernardi do Amaral e a EMEB Angela Rinaldi Bagne, também foram reconhecidas com kits de mochilas e estojos.
O projeto, que conta com o apoio da DAE, GL Foods, CSJ e CETESB, será expandido para os municípios de Cabreúva e Campo Limpo Paulista, onde escolas e entidades estão convidadas a participar. Para a coleta, a população pode levar o óleo usado a um dos 10 pontos de coleta disponíveis na cidade de Jundiaí, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.