Matheus Santos de Moura, um flautista de 19 anos do Morro do Céu, em Duque de Caxias, embarca nesta sexta-feira (1º) para os Estados Unidos, onde iniciará um bacharelado em flauta transversal na Escola de Música da Universidade do Missouri. O jovem foi um dos três brasileiros selecionados para o programa e estudará na instituição por dois anos, após eliminar dois anos de graduação devido ao seu desempenho no curso técnico de música na Faetec de Marechal Hermes.
A conquista da bolsa de estudos integral foi resultado de sua participação em uma masterclass e seleção para um programa de mentoria. Matheus expressou sua honra em representar sua comunidade e o Rio de Janeiro, destacando a importância de suas raízes, levando consigo camisas de projetos sociais e um casaco da mãe.
Desde cedo, Matheus se interessou pela música, começando com a bateria da igreja e passando por diversos instrumentos até chegar à flauta transversal. Ele acredita que sua formação nos Estados Unidos abrirá portas tanto no Brasil quanto no exterior, e se inspira na memória de seu falecido pai, que tocava violão. O presidente da Faetec, Alexandre Valle, ressaltou a importância da educação pública de qualidade, destacando que a trajetória de Matheus é um exemplo do potencial transformador do ensino técnico.