José Rudel D’Ávila Pinto, de 24 anos, faleceu no domingo (3) após sofrer queimaduras em 70% do corpo durante um incêndio em um apartamento no 10º andar de um edifício em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul. O jovem, que residia em Vacaria, havia se deslocado até a cidade para ajudar sua namorada na mudança para o imóvel atingido pelo fogo.
O incêndio teve início por volta das 16h de sábado (2), e vizinhos relataram ter ouvido explosões antes das chamas se espalharem. O Corpo de Bombeiros informou que o fogo foi contido no apartamento e controlado pelo sistema hidráulico do prédio. A Polícia Civil, juntamente com um engenheiro da prefeitura e o Instituto-Geral de Perícias (IGP), está investigando as causas do incêndio, que, segundo o delegado Adroaldo Schenkel, pode estar relacionado a uma explosão de gás.
José, que estudava Sistemas de Informação e trabalhava em uma oficina de carros, tentou escapar pelas escadas durante o incêndio. Ele foi socorrido por moradores que utilizaram um extintor para ajudá-lo. O sepultamento do jovem está marcado para as 16h desta segunda-feira (4) no Cemitério Municipal Santa Clara, em Vacaria.