O Telescópio Espacial James Webb, da NASA, captou dados extraordinários sobre a composição química do cometa 3I/Atlas, o terceiro objeto interestelar a visitar o Sistema Solar. As observações foram realizadas no dia 6 de agosto, utilizando o instrumento NIRSpec para espectrografia em infravermelho, e revelaram uma composição muito diferente de qualquer cometa já registrado. A NASA divulgou um estudo preliminar na última segunda-feira (25), que destaca a alta taxa de carbono em relação à água no cometa.
Os cientistas identificaram moléculas específicas, como água e compostos de carbono e silicatos, e notaram que a abundância de dióxido de carbono (CO2) pode estar relacionada à exposição do cometa à radiação em seu local de formação. Essa composição inusitada sugere que o 3I/Atlas pode ter gelo exposto a altos níveis de radiação, diferentemente dos cometas do Sistema Solar. O estudo visa ampliar o entendimento sobre a formação e evolução de objetos interestelares e investigar a presença de materiais orgânicos.
O cometa 3I/Atlas foi descoberto em julho deste ano pelo observatório ATLAS, no Chile, e está previsto para se aproximar do Sol no dia 30 de outubro, sem risco para a Terra. As novas informações obtidas pelo James Webb podem fornecer detalhes valiosos sobre a estrutura do cometa, que se formou há muito tempo, e contribuir para o conhecimento sobre a dinâmica dos corpos celestes interestelares.