Israel lançou um ataque aéreo na quinta-feira, 28 de agosto de 2025, contra a capital iemenita, Sanaa, causando danos significativos na sede do governo do grupo rebelde houthi. As áreas afetadas incluem regiões densamente povoadas no sul e oeste da cidade, onde residentes relataram uma intensa explosão que se assemelhou a um terremoto. Até o momento, não há informações sobre vítimas.
Os ataques ocorreram enquanto o canal de notícias dos houthis transmitia um discurso do líder rebelde Abdul-Malik al-Houthi. O exército israelense afirmou ter atingido um “alvo militar” houthi, em resposta a um drone interceptado que havia sido lançado em direção a Israel. Este foi o terceiro ataque dos houthis contra Israel na última semana, e as tensões aumentaram após bombardeios israelenses em Sanaa que resultaram na morte de pelo menos 10 pessoas.
As ofensivas refletem um ciclo contínuo de retaliações entre Israel e os houthis, que alegam agir em solidariedade aos palestinos. A situação é ainda mais complexa com a recente movimentação da França, Alemanha e Reino Unido para reimpor sanções ao Irã, aliado dos houthis, por seu programa nuclear. A escalada dos conflitos no Iêmen levanta preocupações sobre o impacto humanitário e as repercussões geopolíticas na região.