Mais de 3 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) precisam atualizar sua Prova de Vida, essencial para a continuidade do recebimento dos benefícios previdenciários. De acordo com a Previdência Social, mais de 30,5 milhões de pessoas, ou 90%, já validaram sua Prova de Vida, que é realizada periodicamente para evitar fraudes e pagamentos indevidos. A verificação é feita principalmente por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal, permitindo que a maioria dos beneficiários não precise ir ao banco ou acessar o Meu INSS para manter o benefício ativo.
Para verificar se é necessário realizar a Prova de Vida, os beneficiários podem acessar o site ou aplicativo Meu INSS e procurar pelo serviço correspondente, ou ligar para o telefone 135, disponível de segunda a sábado. Caso a mensagem “Comprovação de vida não realizada” apareça, será necessário regularizar a situação. O processo pode ser feito online em alguns bancos ou presencialmente nas agências bancárias, seguindo as instruções fornecidas pelo INSS.
O INSS também emite alertas sobre possíveis fraudes, informando que não realiza ligações ou envia mensagens solicitando a Prova de Vida. Os beneficiários devem estar atentos e nunca fornecer dados pessoais ou senhas fora dos canais oficiais. Em caso de dúvidas, é recomendado utilizar sempre o telefone 135 ou consultar o site/aplicativo Meu INSS para garantir a segurança do benefício.