Os candidatos à Prova Nacional Docente (PND) que não estão isentos ou tiveram o pedido de isenção reprovado devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até esta sexta-feira, 1º de novembro. O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas ou por meio de aplicativos de bancos. A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) necessária para o pagamento foi gerada no momento da inscrição e pode ser reimpressa através da página do Participante do Sistema PND, acessível com login no portal Gov.br.
A PND, que será aplicada no dia 26 de outubro, tem como objetivo melhorar a qualidade da formação docente e facilitar o ingresso de profissionais qualificados no magistério público. A prova é parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2024, e contará com a participação de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais. A avaliação será baseada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e abrangerá 17 áreas de conhecimento, incluindo Artes Visuais, Matemática e Pedagogia.
A partir de 2026, as notas obtidas na PND poderão ser utilizadas como etapa única ou complementar em concursos públicos para a contratação de professores nas redes estaduais e municipais de ensino, embora a adesão a essa prática não seja obrigatória. A prova visa reduzir custos e simplificar os processos seletivos, promovendo a contratação de profissionais mais qualificados para a educação básica.