As inscrições para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (UCs), coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), foram prorrogadas até o dia 8 de agosto. O programa, que visa promover a educação ambiental e o uso responsável das UCs, tem como foco o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, localizado em Belém.
Os interessados devem preencher os documentos disponíveis no site do Ideflor-Bio e enviá-los para o e-mail grb.gmuc@gmail.com. Serão oferecidas 20 vagas para atuação entre 18 de agosto de 2025 e 18 de agosto de 2026, com jornadas adaptáveis nos turnos da manhã ou tarde, de segunda a sexta-feira. Os voluntários selecionados participarão de atividades educativas voltadas a alunos da rede pública de ensino e receberão treinamento específico, além de um certificado de participação ao final do programa.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destacou a importância do engajamento da sociedade na proteção do meio ambiente, afirmando que as UCs são patrimônios públicos que necessitam da participação ativa da população. Para se candidatar, os interessados devem ter conhecimentos básicos sobre ecossistemas e sustentabilidade, que podem ser comprovados por meio de cursos ou experiências anteriores. A lista de classificados será divulgada no site do Instituto no dia 11 de agosto.