As inscrições para o vestibular 2026 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão abertas desde esta sexta-feira, 1º de setembro, e seguem até o dia 1º do mesmo mês. O exame, que é um dos mais concorridos do Brasil, selecionará alunos para 2.520 vagas, além de outras 848 que serão preenchidas por meio de diferentes processos seletivos, como o Provão Paulista.
As provas da primeira fase estão agendadas para o dia 26 de outubro, enquanto a segunda fase ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com alterações na quantidade de questões. A primeira lista de aprovados será divulgada em 23 de janeiro de 2026. Candidatos a cursos como música, arquitetura e artes precisarão realizar provas de habilidades específicas, com datas variando entre setembro e dezembro.
O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, destacou que a segunda fase terá duas questões a menos em relação aos anos anteriores, visando tornar a prova menos exaustiva e permitindo que os candidatos tenham mais tempo para interpretar as questões. As provas poderão ser realizadas em 31 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte e Brasília.
Os interessados em participar do vestibular devem se inscrever através do site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). A lista completa das cidades onde as provas serão aplicadas está disponível no portal da instituição.