As inscrições para a nova edição dos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente estão abertas até o dia 31 de agosto. Voltadas a projetos com potencial de impacto positivo na Região Amazônica, as premiações têm como objetivo incentivar ideias inovadoras, sustentáveis e de relevância econômica, ambiental e social. As iniciativas devem estar alinhadas com os princípios da bioeconomia, economia criativa, agroecologia, produção orgânica e outros modelos de desenvolvimento sustentável. Os interessados podem inscrever suas propostas por meio do site oficial, onde também estão disponíveis o regulamento completo e uma biblioteca virtual com publicações do professor Samuel Benchimol.
Em 2024, Roraima destacou-se nacionalmente com quatro iniciativas locais premiadas, incluindo projetos como “Terra e cor: geotintas sustentáveis” e reconhecimentos honorários a personalidades dedicadas ao desenvolvimento sustentável. Os projetos vencedores receberão um total de R$ 90 mil em aportes financeiros, distribuídos entre as categorias de Iniciativa de Desenvolvimento Local e Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica. Além disso, as categorias Personalidades Dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável e Empresa na Amazônia são honoríficas, sem premiação em dinheiro.
A premiação é realizada em parceria com diversas instituições, incluindo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Sebrae Nacional. A cerimônia ocorrerá em Palmas (TO) no dia 5 de dezembro, onde os projetos vencedores serão reconhecidos por sua capacidade de transformar conhecimento em soluções aplicáveis e sustentáveis, impactando diretamente as comunidades e ecossistemas da Amazônia.