Estão abertas as inscrições para o projeto Embaixadores do Meia Ponte, que selecionará 15 jovens de Goiânia para atuarem como lideranças climáticas na defesa do Rio Meia Ponte, um dos principais cursos d'água de Goiás, que enfrenta sérios problemas de poluição e enchentes. O projeto, promovido pelo Instituto EcomAmor, em parceria com a Expedição Rio Meia Ponte e a Fundação Casa Socioambiental, terá duração de seis meses, de setembro de 2025 a fevereiro de 2026.
As atividades do projeto serão realizadas em formato híbrido, incluindo aulas teóricas, visitas de campo e ações de incidência política. Ao final do programa, 10 dos 15 selecionados representarão Goiás na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará.
Podem se inscrever jovens de 18 a 35 anos, moradores de Goiânia, que estejam a partir do 5º período da graduação ou que já tenham concluído o ensino superior. O projeto prioriza a diversidade étnico-racial, social e de gênero, incentivando a participação de mulheres negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e moradores da comunidade Vila Roriz, uma das mais afetadas pela degradação do rio.
Cada bolsista receberá uma bolsa de R$ 500 nos meses de setembro e outubro, com carga horária total de 40 horas e direito a certificado. Para garantir a bolsa, é necessário participar de pelo menos 75% das atividades. As inscrições vão até o dia 27 de agosto e podem ser feitas através do formulário disponível no link da bio do Instituto EcomAmor.