A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) deu início, nesta segunda-feira (4), à manutenção dos 14 carros de promessas que participarão do Círio de Nazaré 2025, em Belém. Os reparos, que incluem revisão estrutural, retoques na pintura e ajustes nos pneus, têm previsão de conclusão em 30 dias. Esses cuidados são essenciais, uma vez que muitos fiéis depositam ex-votos de cera nos carros durante as procissões, simbolizando promessas e agradecimentos.
Os carros que passarão por manutenção incluem a famosa Berlinda, o Carro de Plácido, a Barca da Guarda Mirim, entre outros. Todos os veículos ficarão armazenados nos galpões da Companhia Docas do Pará (CDP) até o desfile oficial, quando serão expostos na Praça Santuário. A tradição dos carros de promessas remonta a 1805, quando o Carro Dom Fuas foi integrado à procissão, em homenagem a um milagre atribuído a Nossa Senhora de Nazaré.
Além do Carro Dom Fuas, outros carros como o Carro da Saúde, criado em 2021, e o Carro da Sagrada Família, adicionado em 2017, também fazem parte da rica história dos carros de promessas. O Cesto de Promessas, que serve como um “depósito de fé”, é outro destaque, onde romeiros depositam seus pedidos e agradecimentos, que são posteriormente abençoados em uma cerimônia especial após o Círio.