Os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2025, com os investidores atentos ao início do simpósio de Jackson Hole e aos resultados financeiros da gigante do varejo Walmart. Na quarta-feira, as bolsas de Nova York fecharam em queda, com o Nasdaq recuando 0,7%, pressionado pela correção no setor de tecnologia e pela crescente fadiga com as grandes empresas de tecnologia, em meio a preocupações sobre o ritmo de gastos em inteligência artificial.
O mercado agora volta suas atenções para o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que ocorrerá na sexta-feira, em busca de indícios sobre a trajetória futura das taxas de juros. A ferramenta FedWatch da CME indica mais de 80% de probabilidade de um corte na taxa básica na próxima reunião de política monetária em setembro. Além disso, a ata da última reunião do Fed revelou que as autoridades estão mais preocupadas com os riscos inflacionários do que com o mercado de trabalho.
Em um contexto mais amplo, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, destacou que as negociações para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia estão centradas em garantias de segurança para Kiev e no controle territorial que Moscou busca. Enquanto isso, os mercados globais reagem a esses eventos, com os preços do petróleo subindo devido a quedas inesperadas nos estoques nos EUA e o desempenho misto das bolsas na Europa e na Ásia-Pacífico.