O Ministério das Relações Exteriores da Índia anunciou nesta segunda-feira que tomará todas as medidas necessárias para proteger seus interesses nacionais e de segurança econômica, em resposta ao aumento de tarifas proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O comunicado destaca que a postura americana é considerada "injustificada e irracional".
A declaração do ministério indiano vem após Trump atribuir a decisão de aumentar tarifas à relação entre Índia e Rússia. O governo indiano justificou suas importações da Rússia, afirmando que a mudança se deu após o desvio de suprimentos tradicionais para a Europa devido ao conflito na Ucrânia, e que os EUA haviam incentivado essas importações para estabilizar os mercados globais de energia.
O ministério ressaltou que as importações visam garantir preços de energia "previsíveis e acessíveis" para os consumidores indianos, caracterizando-as como uma necessidade imposta pela atual situação do mercado. O comunicado também criticou a hipocrisia de nações que criticam a Índia enquanto mantêm relações comerciais com a Rússia.
Além disso, o ministério indiano destacou que, em 2024, o comércio bilateral entre a União Europeia e a Rússia alcançou 67,5 bilhões de euros, incluindo produtos diversos, enquanto os EUA continuam a importar materiais da Rússia, como hexafluoreto de urânio e paládio. Essas informações foram apresentadas para reforçar a posição da Índia em meio às críticas internacionais.