Um incêndio florestal de grandes proporções atinge o sul da Califórnia, sendo considerado o segundo maior registrado no estado em 2025. As chamas, que avançam rapidamente sobre as áreas costeiras dos condados de Santa Bárbara e San Luis Obispo, apresentavam apenas 3% de contenção até a manhã desta segunda-feira (4). O fogo já consumiu quase 20 mil hectares, exacerbado por condições climáticas adversas, como ventos fortes e calor intenso.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, o comportamento do fogo é classificado como "anormalmente elevado" durante os períodos mais quentes do dia. As autoridades locais alertam para a continuidade do calor extremo em grande parte do sul e centro da Califórnia, com temperaturas variando entre 32°C e 38°C e rajadas de vento de até 48 km/h, o que dificulta o combate às chamas e aumenta o risco de propagação.
Ordens de retirada permanecem em vigor nas áreas mais afetadas, e as expectativas são de que o incêndio continue a se expandir, especialmente durante os horários de pico térmico. A temporada de incêndios de 2025 já se mostra crítica, com o incêndio Madre, ocorrido em julho, tendo destruído mais de 32 mil hectares no condado de San Luis Obispo.
Especialistas apontam que a intensidade dos incêndios na Califórnia é resultado da frequência de ondas de calor extremo e da vegetação seca, fenômenos que estão diretamente relacionados às mudanças climáticas que afetam a região de maneira cada vez mais severa.