Um incêndio florestal que começou na quarta-feira, 30 de agosto, continua a devastar áreas de mata nos municípios de Pavussu e Canto do Buriti, no Piauí. O fogo já consumiu aproximadamente 85 km², o que equivale a cerca de 11 mil campos de futebol. A situação se agrava, e a Defesa Civil estadual alerta para os riscos à população local, que já está sendo orientada a evacuar as áreas afetadas.
O prefeito de Pavussu, Winicius Valério (PSD), afirmou que os agricultores estão soltando seu gado e apicultores estão queimando suas caixas de mel em um esforço para minimizar os danos. Em entrevista à TV Clube, Valério declarou que a cidade nunca enfrentou um incêndio de tal magnitude, ressaltando o sofrimento da população diante da situação crítica.
Para auxiliar no combate às chamas, um helicóptero do Batalhão Tático Aeropolicial (Bopaer) foi deslocado para a região. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também foi acionado para ajudar no controle do incêndio. Até o momento, não há estimativas precisas sobre os prejuízos causados pelo fogo, mas a preocupação com a segurança e a saúde da população é crescente.