Um incêndio de grandes proporções atinge as fábricas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial 2, Zona Leste de Manaus, desde a terça-feira (5). A situação se agravou, resultando em uma única vítima, Letícia Gomes do Nascimento, de 26 anos, que permanece internada no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital 28 de Agosto. Ela sofreu queimaduras em 44% do corpo após ser resgatada por colegas de trabalho.
O Corpo de Bombeiros do Amazonas mobilizou cerca de 200 homens para combater as chamas, que começaram por volta do meio-dia de terça-feira, após faíscas de solda atingirem um produto químico na linha de produção da Effa Motors. Embora o fogo esteja controlado e confinado, ainda não foi extinto, e os danos materiais estão sendo avaliados. A Effa Motors informou que a extensão dos prejuízos ainda é incerta.
Diante da resistência das chamas, os bombeiros adotaram o uso de espuma sintética para reforçar o combate. O coronel Helliton Borges, subcomandante de operações, destacou que a presença de materiais inflamáveis nos galpões tem dificultado a contenção do incêndio. Durante a madrugada, drones foram utilizados para mapear a área e auxiliar na estratégia de combate.
A Prefeitura de Manaus e órgãos ambientais já consideram o incidente um desastre ambiental, devido à queima de materiais contaminantes e os riscos à saúde pública. As autoridades permanecem no local monitorando a situação e adotando medidas de segurança.