Um incêndio de grandes proporções atingiu as fábricas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, em Manaus, iniciando na terça-feira (5) e sendo controlado na manhã desta quinta-feira (7). O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, garantiu que os empregos dos trabalhadores estão preservados, durante coletiva de imprensa na sede do órgão.
O fogo, que durou mais de 40 horas, foi provocado por faíscas de solda que atingiram um produto químico. Aproximadamente 200 bombeiros atuaram no combate às chamas, que consumiram os galpões de produção, mas deixaram estoques e almoxarifados intactos. A Suframa anunciou que uma mesa de negociação será realizada na próxima semana com representantes do Ministério do Trabalho e do Sindicato dos Trabalhadores.
Uma funcionária, identificada como Leticia Gomes do Nascimento, de 26 anos, ficou ferida e foi resgatada por colegas antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Grávida de dois meses, ela foi submetida a uma cirurgia e permanece internada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, com queimaduras em 44% do corpo, mas está consciente e estável.
O superintendente informou que, após a conclusão do laudo do Corpo de Bombeiros, a empresa deve iniciar a reconstrução do local e a remontagem da linha de produção, ressaltando a necessidade de manter os trabalhadores envolvidos nesse processo.