Um incêndio de grandes proporções atinge a fábrica da Effa Motors, localizada no Distrito Industrial 2, na Zona Leste de Manaus, desde o início da tarde de terça-feira (5). As chamas, que se espalharam para o galpão da empresa Valflm da Amazônia, foram iniciadas por volta das 12h, possivelmente devido a faíscas de solda que atingiram um produto químico na linha de produção, onde estavam cerca de cem veículos. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) mobilizou 148 bombeiros e 26 viaturas para o combate ao incêndio, que continua intenso na madrugada desta quarta-feira (6).
De acordo com o subcomandante do CBMAM, coronel Borges, não houve feridos confirmados inicialmente, mas uma funcionária foi encaminhada ao Centro de Tratamento de Queimados do Hospital 28 de Agosto antes da chegada dos bombeiros, apresentando estado de saúde estável. O coronel destacou que o incêndio está confinado à área já atingida, com esforços concentrados para evitar que as chamas se espalhem para outros galpões.
A mudança na direção do vento, por volta das 17h, fez com que a fumaça tóxica se dirigisse a áreas adjacentes, mas a corporação assegurou que não há risco para os galpões vizinhos. Funcionários da fábrica evacuaram rapidamente o local ao perceberem o incêndio, e a Effa Motors optou por não se manifestar no momento, afirmando que qualquer declaração seria prematura até que as causas do incidente sejam apuradas pelas autoridades competentes.