Um incêndio de grandes proporções atinge as fábricas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial 2, Zona Leste de Manaus, desde a tarde de terça-feira (5). O fogo, que começou por volta de meio-dia, foi provocado por faíscas de solda que atingiram produtos químicos na linha de produção, onde cerca de cem veículos estavam estacionados. Até a manhã desta quarta-feira (6), o incêndio continua ativo, completando quase 24 horas de combate.
Os trabalhadores evacuaram rapidamente as instalações, mas uma funcionária identificada como Letícia Gomes, grávida de dois meses, foi hospitalizada com queimaduras. Ela estava em seu intervalo de almoço quando o incêndio começou e, apesar de ter conseguido sair, sofreu ferimentos. O estado de saúde da vítima é considerado estável, mas não há informações sobre o bem-estar do bebê.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) mobilizou 148 bombeiros para controlar as chamas, que se espalharam rapidamente devido à presença de materiais inflamáveis e tóxicos. O subcomandante da corporação, coronel Borges, informou que a causa do incêndio ainda está sendo investigada. A Effa Motors, por sua vez, optou por não se pronunciar no momento, enquanto a Valfilm da Amazônia não respondeu aos pedidos de comentário até a publicação desta matéria.
Na manhã desta quarta-feira, o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, visitou o local e expressou solidariedade, garantindo apoio à reconstrução das fábricas afetadas pelo incêndio.