Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, na tarde de sexta-feira, 22 de agosto. O fogo afetou tanto áreas internas quanto externas do parque, mas não foi necessário fechar o local para visitação. As chamas foram controladas na manhã de domingo, 24 de agosto, após consumir cerca de 900 hectares.
De acordo com a administração do parque, mais de 30 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários, participaram do combate ao incêndio. A estratégia adotada pela equipe direcionou as chamas para regiões onde já haviam sido realizadas queimas prescritas, ajudando a minimizar os danos.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001, abrange uma área de 240.611 hectares e é lar de uma rica biodiversidade. O incidente levanta preocupações sobre a preservação do bioma Cerrado e a necessidade de estratégias eficazes para o combate a incêndios florestais na região.