Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Estadual Serra Verde, localizado na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, na tarde deste domingo (24). Esta é a terceira vez que a unidade de conservação enfrenta um incêndio em um intervalo de apenas 15 dias, o que levanta preocupações sobre a segurança da área e possíveis causas criminosas. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais enviou três equipes ao local, com outras três a caminho, além do apoio de brigadistas da AMDA.
As chamas se espalham por uma extensa área, dificultando o trabalho em terra devido à altura das chamas. Para conter o fogo, a aeronave do Comave foi acionada para realizar a dispersão de água sobre os focos. A Polícia Militar também foi chamada para isolar áreas próximas à via pública, garantindo a segurança da população local. Apesar da gravidade da situação, os Bombeiros afirmam que não há risco imediato para as residências nas imediações.
O Parque Estadual Serra Verde já havia enfrentado incêndios anteriormente neste mês, com a primeira ocorrência registrada no dia 9 de agosto, quando 25 hectares de vegetação nativa foram queimados. O trabalho de combate durou cerca de cinco horas e evitou a reignição dos focos. A repetição dos incêndios levanta questões sobre a proteção ambiental e a necessidade de medidas preventivas mais eficazes para preservar essa importante área verde.