O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) anunciou que a seleção para seus cursos de graduação não contará mais com vestibular, adotando um novo modelo que utiliza exclusivamente as notas do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Essa mudança, que se inicia em 2026, tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior no estado, permitindo que os estudantes utilizem suas notas em diferentes instituições, como a Universidade Federal do Tocantins e a Universidade Federal do Norte do Tocantins.
O Exato, um exame criado para facilitar o ingresso no ensino superior, já está com inscrições abertas até 10 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 70, e a prova está agendada para o dia 19 de outubro, com resultados previstos para 18 de novembro. Para atender a um número maior de candidatos, a prova será aplicada em 14 cidades do Tocantins, incluindo Palmas, Araguaína e Gurupi.
Essa nova abordagem na seleção de alunos pode ter implicações significativas para o sistema educacional do Tocantins, ao simplificar o processo de ingresso nas universidades e potencialmente aumentar a concorrência entre os estudantes. Com essa mudança, espera-se que mais alunos tenham acesso ao ensino superior, contribuindo para a formação acadêmica e profissional na região.