Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram a apreensão de 221 quelônios durante uma fiscalização no Parque Nacional de Anavilhanas, localizado no interior do Amazonas. A operação ocorreu na noite de domingo (3) e visou combater o transporte ilegal de animais silvestres na região do Rio Negro.
Entre os quelônios apreendidos estavam tartarugas e tracajás, que eram transportados em sacos de fibra dentro de uma embarcação. De acordo com informações do ICMBio, os animais haviam sido retirados do Parque Nacional do Jaú e estavam destinados à venda ilegal nos municípios de Novo Airão e Manaus.
O responsável pelo transporte dos quelônios foi indiciado por crime ambiental e recebeu uma multa de R$ 221 mil. Após a apreensão, os animais foram devolvidos ao seu habitat natural em áreas seguras, longe da ação humana. O ICMBio também destacou que as fiscalizações nas unidades de conservação do Jaú e de Anavilhanas continuarão intensificadas, com o objetivo de preservar as espécies nativas e combater práticas ilegais na região.