O Ibovespa Futuro opera em alta nas primeiras negociações desta quinta-feira (28), com investidores de olho na entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em um evento do Banco Central. Às 9h05 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro subia 0,73%, alcançando 142.350 pontos. Lula deve gravar uma entrevista para o programa Balanço Geral MG, da RecordTV Minas, prevista para ser exibida às 11h30. Além disso, ele se reúne com o presidente do Panamá, José Raúl Mulino.
O Banco Central promove o evento Open Finance 5 anos, que contará com um vídeo gravado do presidente Gabriel Galípolo na abertura, às 14h30. O evento também terá a presença dos diretores de Regulação e Fiscalização, Gilneu Vivan e Ailton de Aquino, respectivamente. Em Brasília, ministros e autoridades, incluindo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, darão entrevistas sobre operações da Polícia Federal contra o crime organizado no setor de combustíveis.
No exterior, as ações da Nvidia recuavam nas negociações pré-abertura nos Estados Unidos, com incertezas sobre seus negócios na China ofuscando previsões de receita melhores do que o esperado. Enquanto isso, o dólar à vista caía 0,07%, cotado a R$ 5,414. Os mercados da Ásia-Pacífico encerraram a sessão de forma mista, e os preços do petróleo operam em baixa devido à expectativa de menor demanda nos EUA. As cotações do minério de ferro sobem impulsionadas pela pressão da China para reduzir a produção de aço.