O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, encerrou a sessão de quinta-feira (7) com alta de 1,54%, atingindo 136.609,96 pontos. O desempenho positivo foi impulsionado pela divulgação de resultados corporativos que superaram as expectativas, especialmente as ações da Eletrobras, que subiram 9,47% após anunciar um lucro bilionário e o pagamento de dividendos intermediários. O volume financeiro negociado no dia foi de R$ 22,1 bilhões antes dos ajustes finais.
Eduardo Rahal, analista-chefe da Levante Inside Corp, destacou que o mercado brasileiro se beneficiou de um ambiente global mais favorável para economias emergentes, além da temporada de resultados locais que tem surpreendido positivamente. Novos balanços de grandes empresas, como Petrobras e B3, estão previstos para serem divulgados ainda nesta quinta-feira, o que pode influenciar ainda mais o desempenho do índice.
No cenário internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas de 100% sobre chips semicondutores importados, exceto para empresas que se comprometerem a produzir no país. Além disso, Trump indicou Stephen Miran para a diretoria do Federal Reserve, após a renúncia de Adriana Kugler, o que pode impactar a política monetária americana. Enquanto isso, o dólar caiu 0,72%, fechando a R$ 5,42, refletindo um alívio nos mercados e expectativas de avanços nas negociações comerciais entre Brasil e EUA.