O brasileiro Hugo Calderano venceu o alemão Benedikt Duda por 4 sets a 3, garantindo o título do WTT Star Contender, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, neste domingo (3). Com essa vitória, Calderano se torna o primeiro atleta não asiático a conquistar três títulos consecutivos na história do torneio. O evento é parte do circuito mundial de tênis de mesa e distribui prêmios de US$ 300 mil, além de 600 pontos ao campeão.
Calderano, que ocupa a terceira posição no ranking mundial do WTT e era o cabeça de chave número 1 do torneio, registrou parciais de 11/7, 11/7, 9/11, 11/8, 9/11, 10/12 e 11/8 na final. Duda, atual 12º colocado no ranking e cabeça de chave número 2, também se destacou ao longo do torneio, derrotando grandes nomes do esporte.
Esta foi a quinta final consecutiva de Hugo em competições internacionais, das quais ele conquistou três títulos. Em abril, venceu a Copa do Mundo, e no mês seguinte, foi vice-campeão mundial. Recentemente, ele também se destacou ao vencer o WTT Star Contender em Ljubljana, na Eslovênia, e o WTT Contender em Buenos Aires, na Argentina, há apenas uma semana.
Benedikt Duda, por sua vez, vive um ótimo momento na carreira, tendo derrotado atletas renomados como os chineses Liang Jingkun e Lin Gaoyuan, além do francês Felix Lebrun. O atleta foi vice-campeão europeu no ano passado e conquistou duas etapas da série WTT Contender, consolidando sua posição entre os melhores do circuito.