Um vídeo registrado por câmeras de monitoramento em Santos, litoral de São Paulo, mostra um homem em situação de rua entregando um cachorro da raça Spitz Alemão a um casal, após furtá-lo de um estacionamento. O furto ocorreu no dia 26 de julho, quando o animal foi vendido por R$ 100,00. A comerciante Luara Silva do Nascimento, proprietária do cão, relatou que o animal costumava ficar solto no local e foi levado durante um momento de distração.
As investigações da Polícia Civil revelaram que o cachorro foi levado para Santa Catarina, onde foi recuperado na quarta-feira (20). O delegado Jorge Gonçalves Cruz afirmou que as investigações continuam para identificar o homem em situação de rua e o envolvimento do casal no caso. O advogado do casal se apresentou à polícia após um mandado de busca e apreensão ser cumprido em um dos endereços da mulher.
Apesar do cachorro ter sido devolvido à família, o delegado analisa a possibilidade de indiciar o homem por furto e avaliar a responsabilidade do casal, que alegou não saber que o cachorro era produto de crime. Luara expressou sua gratidão pelo retorno do animal, que é considerado um membro da família, especialmente para seu filho diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).