Um homem de 63 anos foi preso em Caseiros, na Região Norte do Rio Grande do Sul, sob a acusação de cortar as patas dianteiras de uma cadela. O crime ocorreu no dia 19 de julho e foi registrado em vídeo por protetores de animais, que denunciaram a situação à Brigada Militar (BM). Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a cadela, identificada como Anja, caída no pátio da residência, gemendo de dor e sem as patas dianteiras.
Após a denúncia, o homem foi detido e levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lagoa Vermelha, onde permanece preso desde o dia 20 de julho. O juiz Gerson Lira, da 3ª Vara Judicial de Lagoa Vermelha, decidiu torná-lo réu, considerando haver provas suficientes para o prosseguimento da ação penal por maus-tratos.
A cadela Anja foi internada em uma clínica veterinária em Ibiraiaras, onde recebeu tratamento para ferimentos graves, incluindo a amputação de uma das patas traseiras e lesões no rabo. Após a recuperação, Anja deve receber próteses e será disponibilizada para adoção, segundo informações da clínica veterinária.