Um homem de 38 anos foi preso em Colinas do Tocantins, suspeito de liderar invasões em terras públicas e intimidar servidores públicos. A prisão ocorreu nesta terça-feira (19), durante o cumprimento de um mandado judicial, após o suspeito tentar construir loteamentos ilegais em áreas públicas e também ter tentado invadir propriedades privadas. Segundo a Polícia Civil, ele é considerado o líder de um movimento responsável por essas invasões na região.
De acordo com a delegada Lorranny Almeida, o homem teria liderado a invasão de um bosque municipal, onde já existem mais de 40 casas irregulares. Além das invasões, ele também promoveu incitação ao ódio contra servidores que não regularizassem as áreas invadidas e estava organizando manifestações quando foi detido. A ação policial visa garantir a ordem pública e coibir práticas ilegais relacionadas ao uso do solo.
O suspeito enfrentará acusações por invasão de terras da união, estados e municípios, além de coação no curso do processo e esbulho possessório. As investigações continuam para identificar outros envolvidos nas invasões, reforçando a preocupação das autoridades com a segurança e a legalidade no uso das terras públicas em Colinas do Tocantins.