Um homem foi sentenciado a 21 anos, 7 meses e 6 dias de prisão pela morte de Hamilton Castilho, de 74 anos, em Três Barras, no Norte de Santa Catarina. O crime ocorreu em março de 2024 e foi classificado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) como um ato de extrema violência, com tortura e crueldade. Além da pena, o condenado deverá pagar uma multa de R$ 50 mil como indenização mínima.
De acordo com a denúncia do MPSC, a motivação do crime estaria relacionada a uma desavença antiga entre o réu e o filho da vítima. O idoso foi atacado com golpes de faca em várias partes do corpo, incluindo áreas vitais, o que impossibilitou qualquer chance de defesa. A brutalidade do ato foi ressaltada na acusação, que descreveu ferimentos que chegaram a lascar o osso da vítima.
Hamilton Castilho foi encontrado morto após um incêndio em sua residência na noite de 30 de março. A Polícia Militar foi acionada devido a um possível assassinato, mas não conseguiu acessar o local devido às chamas. Os Bombeiros controlaram o incêndio e, ao entrarem na casa, descobriram o corpo da vítima com múltiplos ferimentos causados por faca. O caso gerou grande repercussão na região, evidenciando a gravidade da violência doméstica.