Um homem de 76 anos, identificado como Jon Ruben, foi preso na Inglaterra sob a acusação de oferecer doces com sedativo a meninos durante um acampamento de verão. O incidente ocorreu no Stathern Lodge, uma antiga casa de fazenda transformada em alojamento, localizada a cerca de 190 km ao norte de Londres. A prisão de Ruben foi realizada na segunda-feira (29) após relatos de que crianças apresentaram mal-estar no local, levando oito meninos, com idades entre 8 e 11 anos, e um adulto a serem hospitalizados.
Ruben compareceu a um tribunal em Leicester no último sábado (02), onde não apresentou defesa e foi informado de que permanecerá detido até a próxima audiência, agendada para 19 de agosto. Ele enfrenta três acusações de agressão, maltrato e negligência a crianças, relacionadas a três meninos que estavam no acampamento. A promotora-chefe do Crown Prosecution Service no Leste de Midlands, Janine McKinney, descreveu o caso como "extremamente perturbador e chocante" para a comunidade.
O Stathern Lodge é administrado pela Braithwaite Gospel Trust, uma instituição de caridade cristã, que afirmou não ter relação com o incidente. A polícia ressaltou que os proprietários do local são independentes das pessoas que utilizam ou alugam o espaço. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso.