Um homem foi preso no Aeroporto de Brasília na noite de quinta-feira, 20 de agosto, após abandonar sua cadela no estacionamento do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis (SC). Impedido de embarcar com o animal, ele decidiu deixá-la para trás antes de seguir viagem para Manaus. Câmeras de segurança registraram o momento em que o homem abandonou a cadela dentro da caixa de transporte e deixou o local.
O episódio foi comunicado à Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), que repassou as informações à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), da Polícia Civil do DF. Com os dados em mãos, a DRCA acionou a Inframerica e a Polícia Federal (PF), que conseguiram prender o homem ainda a bordo da aeronave após o pouso na capital federal. O autor confessou o abandono, alegando dificuldades financeiras e a impossibilidade de embarcar com a cadela.
A conduta do homem configura crime de maus-tratos a animais, conforme o art. 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/98, com pena que pode chegar a cinco anos de reclusão. A Polícia Civil do DF reforça que o abandono de animais é crime e incentiva denúncias de situações semelhantes pelos canais oficiais da instituição. O cachorro foi resgatado e encontra-se em segurança.