O Hemocentro de Uberlândia emitiu um alerta nesta terça-feira (5) sobre a grave situação dos estoques de sangue, que estão em níveis críticos devido à falta de doadores. A unidade informou que, caso a situação não melhore, os atendimentos eletivos a pacientes poderão ser afetados nas próximas semanas.
Os tipos sanguíneos em estado de alerta incluem O+, O-, A+, A- e B-. Embora o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) tenha confirmado que nenhuma cirurgia foi cancelada até o momento, a TV Integração apurou que a rede de distribuição não consegue atender os procedimentos eletivos em 46 estabelecimentos conveniados na região com os estoques atuais.
O Hemominas de Uberlândia realiza mensalmente cerca de 2 mil doações e implementa ações para aumentar a captação de doadores, como palestras em escolas e empresas. A unidade atende diretamente 18 municípios e reforça a importância da doação, oferecendo horários específicos para os interessados, que podem agendar pelo aplicativo MG APP Cidadão. Menores de 16 anos devem estar acompanhados durante o processo de doação.