O Hemocentro de Uberlândia emitiu um alerta nesta terça-feira (5) sobre a grave situação dos estoques de sangue, que estão críticos devido à falta de doadores. A unidade informou que os tipos sanguíneos O+, O-, A+, A- e B- estão em nível de alerta, o que pode impactar os atendimentos eletivos em breve. Até o momento, nenhuma cirurgia foi cancelada no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), que assegurou que as unidades de saúde municipais conveniadas continuam operando normalmente.
Entretanto, fontes da TV Integração revelaram que, com os estoques atuais, não será possível atender os procedimentos eletivos nos 46 estabelecimentos conveniados da região, que abrange 18 municípios. O Hemominas de Uberlândia recebe mensalmente cerca de 2 mil doadores e realiza campanhas de captação em escolas, empresas e instituições religiosas para aumentar a doação de sangue.
A equipe do Hemominas, composta por 109 colaboradores, atende diretamente municípios como Uberlândia, Araguari e Patrocínio, além de outras cidades da região. Para reforçar a doação, a unidade recomenda agendamento pelo aplicativo MG APP Cidadão, com horários específicos para doação. O Hemocentro também orienta que, caso o doador não possa comparecer, o agendamento seja cancelado para permitir que outros possam doar.