O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira, 6, que realizará uma reunião remota com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, no dia 13 de setembro. O principal objetivo do encontro é discutir a tarifa de 50% aplicada sobre algumas exportações brasileiras para os EUA.
Além da questão tarifária, Haddad indicou que a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, poderá ser abordada durante a reunião. O ministro ressaltou que, dependendo do andamento das conversas, uma reunião presencial poderá ser agendada para fortalecer o diálogo entre os dois países, que mantêm um relacionamento de aproximadamente 200 anos.
Haddad enfatizou a importância de tratar as questões políticas de forma adequada, afirmando que a atual tensão nas relações bilaterais não faz sentido. Ele também expressou preocupação com declarações do deputado Eduardo Bolsonaro, que, segundo Haddad, têm contribuído para a instabilidade nas relações entre Brasil e Estados Unidos. O ministro pediu que as questões políticas e econômicas sejam tratadas separadamente para evitar complicações adicionais.