O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (6) que se reunirá de forma remota com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, no dia 13 de agosto. A reunião ocorre uma semana após a implementação de tarifas elevadas sobre produtos brasileiros, uma medida anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump em 9 de julho. Haddad confirmou que já recebeu a confirmação oficial do encontro por e-mail.
Desde o anúncio do tarifaço, que impôs uma alíquota total de 50% sobre as importações brasileiras, Haddad buscava um diálogo com Bessent. A tarifa, que entrou em vigor às 1h01 (horário de Brasília) desta quarta, consiste em uma taxa geral de 10% mais uma cobrança adicional de 40%, encarecendo as exportações brasileiras para os EUA.
Durante a coletiva, o ministro enfatizou que a pauta da reunião será exclusivamente econômica, afastando questões políticas, como o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, que foi mencionado por Trump como um dos fatores para a imposição das tarifas. Haddad expressou a esperança de que a conversa possa levar a um encontro presencial no futuro, dependendo da qualidade do diálogo.