O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que o Congresso Nacional terá um papel crucial no segundo semestre para aprimorar o ambiente de negócios no Brasil. Durante entrevista ao programa Entre Nós, da BandNews, Haddad destacou conversas produtivas com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, indicando um cenário legislativo favorável.
O ministro também comentou sobre a reforma do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), relatada pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), classificando-a como equilibrada do ponto de vista fiscal. Segundo Haddad, essa reforma busca promover justiça tributária, ao fazer com que 141 mil brasileiros que atualmente não pagam impostos contribuam, permitindo que 15 milhões de pessoas deixem de pagar.
"Fazer 141 mil brasileiros começarem a pagar o que não pagam para que 15 milhões deixem de pagar não é aumento de imposto, é justiça tributária", afirmou o ministro, ressaltando sua visão sobre a necessidade de uma reforma que beneficie a sociedade como um todo.