Um ataque hacker à Sinqia, empresa que fornece tecnologia para operações financeiras, resultou no desvio de aproximadamente R$ 400 milhões por meio de transferências via Pix na tarde de sexta-feira, 29 de agosto. A invasão afetou contas bancárias, incluindo clientes do HSBC, conforme informações do portal NeoFeed. Os criminosos conseguiram acesso ao ambiente Pix operado pela companhia e realizaram diversas transferências para contas de “laranjas”.
O Banco Central foi acionado e interrompeu a conexão da Sinqia com a rede do sistema financeiro nacional. A Polícia Federal também foi chamada para investigar a origem do ataque e tentar rastrear os responsáveis. A Sinqia confirmou a detecção de “atividade suspeita” em seu sistema Pix e informou que suas equipes reagiram imediatamente, trabalhando com especialistas forenses e contatando as instituições financeiras afetadas.
A empresa ressaltou que o problema atingiu um “número limitado” de bancos e que, neste momento, não há evidências de atividade suspeita em outros sistemas da Sinqia. Além disso, não há indicação de que dados pessoais tenham sido comprometidos. O Banco Central segue empenhado em reaver o restante do dinheiro desviado durante o ataque.

