Um guarda civil metropolitano (GCM) de 46 anos foi baleado no rosto durante uma tentativa de assalto na noite de sexta-feira, 22, na região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. O agente, que estava de folga e conduzia sua motocicleta, foi abordado por três criminosos em duas motos por volta das 22h. Ao reagir à ação dos assaltantes, ele foi atingido pelos disparos, enquanto os suspeitos fugiram sem serem identificados.
O GCM foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Campo Limpo, onde passou por cirurgia. Com ele estavam sua arma de fogo, munições, documentos, carteira funcional, celular e uma quantia em dinheiro. O caso foi registrado como tentativa de roubo pelo 11º Distrito Policial (Santo Amaro), que requisitou perícia para investigar o ocorrido.
A Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar foram acionadas para atender à ocorrência, que destaca a crescente preocupação com a segurança na zona sul de São Paulo. A investigação em andamento poderá trazer mais informações sobre os autores do crime e suas motivações, além de possíveis medidas para aumentar a segurança na região.