O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, neste domingo (31/8), uma nova campanha publicitária com o slogan ‘Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro’, que substitui o anterior ‘União e Reconstrução’. A iniciativa, promovida pelo Palácio do Planalto, busca transmitir os valores de soberania e justiça social, especialmente em resposta às tarifas impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.
A campanha publicitária, que tem duração de pouco mais de um minuto, adota um tom mais eleitoreiro e apresenta projetos e medidas do governo. Entre as propostas destacadas está a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, que está em tramitação na Câmara dos Deputados em regime de urgência. Além disso, o Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) visa combater a evasão escolar entre alunos do ensino médio em situação de vulnerabilidade social.
A mudança do slogan foi anunciada durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto no dia 26/8. O governo avalia que a mensagem anterior já cumpriu seu papel e agora busca enfatizar a defesa da soberania brasileira e o compromisso com a população. A expectativa é que as novas propostas sejam votadas em breve, refletindo uma nova fase na gestão petista.