O governo federal brasileiro, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), indicou Marcelo Weick Pogliese para ocupar uma vaga no Conselho de Administração da Petrobras. A informação foi divulgada pela companhia em um comunicado ao mercado na noite de quarta-feira, 27 de agosto. A indicação de Pogliese, que atualmente é secretário especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, deve passar pelos procedimentos internos de governança corporativa da empresa.
Pogliese assumirá a cadeira deixada por Pietro Mendes, que renunciou ao cargo de presidente do colegiado no último dia 20. Mendes teve seu nome aprovado pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e irá ocupar uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Recentemente, a Petrobras também nomeou Bruno Moretti como novo presidente do Conselho de Administração, substituindo Mendes, que permanecerá no cargo até a próxima assembleia geral da empresa.
A indicação de Pogliese ocorre em um momento de transição na liderança da Petrobras, refletindo as mudanças nas diretrizes da estatal. Com um doutorado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e experiência como advogado e professor na Universidade Federal da Paraíba (UFB), Pogliese traz um perfil técnico para o conselho. A expectativa é que sua nomeação contribua para a estabilidade e governança da empresa em um cenário desafiador para o setor energético.