O Governo do Pará entrega nesta quarta-feira (6) a segunda etapa da macrodrenagem do Canal da Gentil Bittencourt, uma obra essencial para a infraestrutura da capital paraense, resultado dos investimentos da COP 30. A nova fase do projeto visa melhorar o escoamento das águas, reduzindo alagamentos e elevando a qualidade de vida dos moradores do bairro de Canudos e de todos que transitam pela área.
A primeira etapa da obra, concluída em janeiro deste ano, revitalizou um trecho de 551 metros do canal, entre a Travessa Teófilo Conduru e a Rua da Olaria. Com a finalização da segunda fase, o canal terá um total de 1.421 metros revitalizados, abrangendo desde a Avenida Tucunduba até a Rua Deodoro de Mendonça.
A professora Letícia Alves destacou os benefícios trazidos pela obra, afirmando que a avenida agora está asfaltada e o canal organizado, o que melhora a rotina dos moradores. Além da requalificação do canal, o projeto inclui a instalação de novas redes de abastecimento de água, esgoto e drenagem, além da construção de cinco pontes e oito passarelas.
O investimento na obra é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Desde 2019, o Governo do Pará já requalificou 17 canais em Belém, sendo 13 deles legados da COP 30.