O governo do Espírito Santo autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 1.000 soldados combatentes da Polícia Militar. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) nesta quinta-feira (28), durante a solenidade que marcou o início do Estágio Profissional Supervisionado de 991 alunos-soldados do Curso de Formação, em Cariacica. A iniciativa faz parte do programa Estado Presente em Defesa da Vida e integra a maior reestruturação já realizada na corporação.
O edital do concurso está previsto para ser publicado em 2025 e os candidatos deverão ter ensino médio completo, idade entre 18 e 28 anos na data da inscrição e carteira de habilitação a partir da categoria B. O vice-governador Ricardo Ferraço destacou que a ampliação do efetivo visa reforçar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. As etapas da seleção incluirão provas objetivas, testes físicos e avaliações psicológicas, com base no concurso realizado em 2022.
Os aprovados devem iniciar o curso de formação entre 2026 e 2027, com estágio supervisionado em batalhões e companhias da Grande Vitória. A formação terá duração aproximada de 360 horas, e os salários para os novos soldados serão atualizados com um reajuste de 4,5% aprovado para 2025. Desde 2019, o governo estadual prevê a incorporação de 2.650 novos soldados até 2026, além de concursos para outras áreas como Polícia Penal e Saúde.