O governo do Acre anunciou na última segunda-feira (18) a assinatura da ordem de serviço para a construção do Arco Metropolitano de Rio Branco, que terá uma extensão total de 27 quilômetros. O projeto, que inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Acre, está avaliado em R$ 105,7 milhões e será dividido em quatro lotes, com um investimento inicial de R$ 39,5 milhões para um trecho de 10,24 km que liga a rodovia AC-10 à Vila Custódio Freire.
A obra do Arco Metropolitano visa melhorar o fluxo de veículos na capital acreana, reduzindo o tempo de deslocamento e desafogando as principais avenidas. Além disso, o projeto prevê calçadas padronizadas e acessíveis ao longo do trajeto, promovendo segurança para pedestres. A construção será financiada pelo Banco Fonplata e pela Caixa Econômica Federal, refletindo um esforço significativo do governo para modernizar a infraestrutura da região.
Com a expectativa de beneficiar também o setor da construção civil e ampliar as rotas de escoamento da produção rural, a obra é vista como um passo importante para o desenvolvimento econômico do Acre. A primeira fase da construção da ponte, parte do Lote 3 do projeto, já está programada para iniciar em breve, com a proposta finalizada desde maio de 2024.