O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), certificou os primeiros 22 jovens do Sistema Socioeducativo do estado no curso de introdução à robótica e outras tecnologias. Os alunos, com idades entre 14 e 18 anos, concluíram os módulos introdutório e intermediário do Programa Start, realizado no Centro de Atendimento Socioeducativo Regionalizado (Caser) de Itaberaí, totalizando 64 horas/aula em conteúdos como programação, impressão 3D e inteligência artificial.
A certificação foi destacada pela coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, que enfatizou o compromisso do governo em oferecer condições favoráveis para que os jovens tenham acesso a novas oportunidades. O secretário José Frederico Lyra Netto ressaltou que o programa visa despertar o interesse dos socioeducandos por carreiras ligadas à inovação, garantindo conhecimentos básicos em tecnologia e programação.
O Programa Start é uma iniciativa do Governo de Goiás em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), que conta com 24 laboratórios de robótica em 22 cidades do estado. A proposta é proporcionar aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica a chance de desenvolver soluções tecnológicas para desafios reais, promovendo a reintegração social e um futuro promissor.