O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou na noite de quarta-feira (20) que o governo brasileiro irá adquirir produtos perecíveis, como frutas, peixes e carnes, que estavam destinados aos Estados Unidos. Em entrevista à Voz do Brasil, Teixeira destacou que esses alimentos serão direcionados para merendas escolares, alimentação das Forças Armadas, hospitais e programas de aquisição de alimentos para populações em insegurança alimentar.
Teixeira explicou que a medida visa garantir uma alimentação escolar de qualidade e estimular estados e municípios a adquirirem esses produtos por meio de programas públicos. Ele mencionou que a regulamentação permitirá redirecionar rapidamente os produtos que poderiam ser exportados, como castanhas e café, para o mercado interno, evitando perdas na cadeia produtiva.
O ministro garantiu que todas as compras públicas incluirão a aquisição desses alimentos perecíveis, protegendo assim os empreendedores diretos. Embora o governo não possa pagar o preço de exportação em dólar, ele se comprometeu a pagar o valor do mercado interno, assegurando que produtos como mel, açaí e peixes sejam absorvidos nos programas nacionais de compras públicas.