Na segunda-feira, 25, o governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, em uma vistoria à construção da Casa da Mulher Brasileira em Macapá. A visita faz parte da agenda institucional da ministra, que inclui sua participação na 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres. “Viemos mostrar à ministra como está a casa que vai ser referência no atendimento à mulher que passa por um momento de vulnerabilidade”, afirmou Clécio Luís.
A Casa da Mulher Brasileira está sendo erguida com um investimento de R$ 5,5 milhões oriundos de emenda parlamentar da deputada Aline Gurgel e articulação do senador Davi Alcolumbre. Com 1.500 m², o espaço concentrará órgãos da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), oferecendo acolhimento e apoio psicossocial, jurídico e de segurança. Além disso, contará com brinquedoteca e áreas de convivência, alinhando-se à Lei Maria da Penha.
Quando inaugurada, a Casa da Mulher Brasileira de Macapá se tornará um importante centro de referência no Norte do país, oferecendo atendimento integrado 24 horas por dia. A obra reforça o compromisso dos Governos Federal e Estadual com um atendimento humanizado e integrado às mulheres em situação de violência, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para as usuárias e profissionais envolvidos.