Os bancos Goldman Sachs e Deutsche Bank alertam que a calmaria nos mercados financeiros, descrita como um ‘verão de Cachinhos Dourados’, está chegando ao fim. A crescente preocupação com a economia dos EUA, incluindo dados fracos e tensões comerciais, está tirando os investidores de sua sonolência sazonal. Christian Mueller-Glissmann, do Goldman, destaca que o retorno dos investidores não será fácil, especialmente com as recentes críticas do presidente Donald Trump ao Federal Reserve.
O índice CBOE VIX, que mede o nervosismo do mercado, permanece próximo aos níveis mais baixos do ano, enquanto o dólar se recupera de mínimas históricas. No entanto, a confiança dos investidores parece estar se baseando mais em lucros de grandes empresas de tecnologia do que em uma recuperação econômica sólida. Além disso, as tensões políticas em torno da tentativa de Trump de destituir a diretora do Fed, Lisa Cook, levantam preocupações sobre a independência do banco central.
Na Europa, a instabilidade política na França também contribui para um cenário volátil, com ações locais caindo em meio a temores de um novo impasse orçamentário. Os traders estão atentos aos próximos dados econômicos dos EUA e leilões de Treasuries, que podem ser catalisadores para uma nova onda de volatilidade nos mercados globais. A expectativa é que os dados de folha de pagamento da próxima semana possam marcar o fim da calmaria observada até agora.