Goiânia foi o foco da edição do Globo Repórter exibida na última sexta-feira (1º/8), que destacou a transformação tecnológica do estado nos últimos anos. O programa, apresentado por Sandra Annenberg e Chico Regueira, ressaltou como Goiás se tornou um polo de oportunidades na área digital, inovação e economia verde, impulsionado por iniciativas governamentais e parcerias acadêmicas.
O governo estadual tem investido em um transporte coletivo mais sustentável na Região Metropolitana de Goiânia, com a introdução de ônibus a biometano no BRT Leste-Oeste, uma iniciativa pioneira no Brasil. O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirmou que a meta é incluir até 500 veículos com essa tecnologia até 2026, contribuindo para a redução de emissões de gases poluentes e incentivando a produção local.
O programa também apresentou inovações como um robô de entregas autônomo desenvolvido em Goiás, que utiliza inteligência artificial e já é exportado para países como Irlanda e Canadá. Além disso, o estado abriga o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG), o maior da América Latina, e foi o primeiro a aprovar uma lei estadual de regulamentação da inteligência artificial no Brasil, criando um ambiente favorável para investidores e startups.
Goiás se destaca ainda no serviço ao cidadão, liderando o ranking nacional de oferta de serviços públicos digitais, com mais de 700 serviços totalmente digitalizados. O estado também investe na inclusão de tecnologia no currículo escolar e na formação de profissionais especializados, além de sediar eventos de grande relevância na área de tecnologia, como a Campus Party.